Home Indicar o site Adicione este site aos seus favoritos Mapa do Site Fale com a Ecosystem Comentários

 

 
A Empresa
Conheça a Ecosystem
Rótulos
Soluções Inovadoras
Etiquetas
Impressas
Pré-impressas
Invioláveis
Neutras
Patrimônio
Ingressos e Eventos
Segurança e Sofisticação
Ribbons
Cera, Resinado e Cera-resina
Atuação
Área de atuação
Equipamentos
Impressoras
Leitores
Coletores
Parque Gráfico
Tecnologia e Qualidade
Canal EcoQuality
Dicas
Noticias
Glossário
Contato
Fale com a Ecosystem
Ouvidoria

 

 

Bem-vindo à flexografia. De acordo com a Associação Técnica Flexográfica nos Estados Unidos, a flexografia 'é um método de impressão rotativa direta que utiliza chapas de borracha ou fotopolímero resiliente com uma imagem em relevo '.

A flexografia é um método de impressão novo e que está em rápida transformação, ideal para gráficos de embalagens e para impressão/conversão. A flexografia do modo como a conhecemos começou na década de 1920 nos EUA e inicialmente era chamada de impressão 'com anilina' por causa das tintas, ou pigmentos, que eram utilizados então. O nome caiu em desuso e realizou-se uma votação entre os fornecedores nos EUA. No 14° Fórum do Instituto de Embalagens, em outubro de 1952, foi anunciado que o processo a partir desse momento seria chamado de processo de impressão "flexográfica".

As chapas de impressão flexográfica, apareceram por primeira vez no começo da década de 1970. Um histórico mais detalhado da impressão flexo encontra-se no excelente livro 'Flexography: Principles and Practices' [Flexografia: Princípios e Práticas], publicado pela Fundação da Associação Técnica de Flexografia. Consumidores em todo o mundo são cada vez mais influenciados pelos gráficos das embalagens.

Glossário de Flexografia

A  B  C  D  E  F  G  H  I  J   K  L  M  N  O  P  Q  R  S  T  U  V  W  X   Y Z
 
A
Acabamento Eliminação da viscosidade da superfície da chapa por intermédio da exposição a luz UV germicida de ondas curtas.
Acetato Família de solventes também conhecidos com ésteres, por exemplo, acetato propílico normal. Um dos, ou da família dos, filmes de acetato de celulose.
Acetona Um solvente muito ativo utilizado principalmente em tintas de gravura. O solvente de secagem mais rápida da família das cetonas.
Agente Antiespumante Um aditivo utilizado na tinta que impede ou elimina a formação de espuma de um líquido ou dissolve a espuma que já tenha se formado.
Aglutinante O componente adesivo de uma tinta, normalmente presente na fórmula da resina; veículo da tinta. Em papel, componente adesivo utilizado para aglutinar o enchimento inerte, como argila, à folha, ou para aderir firmemente (seguramente) fibras curtas ao papel ou cartão.
Ajuste da Proporção Veja Redução do Filme.
Álcool Um grupo de solventes orgânicos amplamente utilizados em tintas flexográficas.
Alongamento Deformação longitudinal resultante de tensão, por estiramento.
Amarelo Uma das cores primárias subtrativas cujo matiz é utilizado para uma das tintas de policromia a 4 cores. Reflete a luz vermelha e verde e absorve a luz azul.
Ângulos de Retícula A direção na qual correm os pontos de meio-tom como resultado do posicionamento da retícula durante a conversão de arte em tom contínuo para filme em meio-tom. Um conjunto de ângulos freqüentemente usados é: preto 45°, magenta 75°, amarelo 90°, cyan 105°.
Áreas de Imagem A área de uma chapa de impressão que transfere tinta ao substrato. A área impressa de uma superfície receptora.
B
Banda Papel, lâmina, filme ou outro material flexível, de um rolo, à medida que se move através da máquina no processo de ser formada ou no processo de ser convertida, impressa, etc.
Base A base da chapa que sustenta a imagem em relevo da chapa. A base é calculada subtraindo o relevo da espessura total da chapa.
SUBIR
C
Camada de Descolamento Uma camada muito fina entre a camada de fotopolímero e o revestimento Mylar. Esta camada permanece na superfície e minimiza o contato direto com o fotopolímero. Ela também permite ajustes do negativo antes da exposição. Durante o processamento, esta camada é removida.
Captura Superposição de várias cores em um projeto para evitar que se separem e não se aproximem como resultado de variáveis de registro durante a impressão. Também é a condição de tinta imprimir sobre tinta ou superpor uma cor sobre outra, na qual a primeira película de tinta está suficientemente seca quando a outra é impressa de modo a cobrir adequadamente a primeira cor.
Caractere Cada letra, símbolo ou pontuação individual que constitui um tipo de imprensa inteiro.
Chapa com Capa na Superfície Uma chapa de impressão de fotopolímero com uma camada de revestimento (capa) cujo objetivo é melhorar a transferência da tinta e a qualidade da impressão.
Chapas de Relevo Profundo Chapas normalmente utilizadas no mercado de corrugado. Essas chapas produzirão um relevo de até 3.175mm/0.125.
Chapas Finas Chapas de espessuras de 3.175mm/0.125" ou menos. +25 micron/1,0 mil é a faixa 3 sigma para uniformidade de chapa a chapa dentro de uma produção. A uniformidade dentro de uma mesma chapa é de +12 micron/0,5 mil.
Chapas Grossas Veja Chapas de Relevo Profundo.
Cilindro Em flexografia, sem nenhum motivo em particular, a maioria dos rolos na impressora são chamados de rolos exceto aquele onde são montadas as chapas de borracha, e aquele que recebe a impressão, estes são geralmente chamados de cilindros (por exemplo, cilindro da chapa ou cilindro de impressão).
Cilindro de Chapa Cilindro de uma impressora no qual a chapa é montada. Há dois tipos de cilindros de chapas, o Integral, com o eixo fazendo parte permanente do corpo, e o Desmontável, no qual o eixo pode ser removido para receber uma variedade de corpos de diâmetros diferentes, e em alguns casos de larguras faciais diferentes.
Cilindro de Impressão Rolo ou cilindro que sustenta ou suporta a banda no ponto da impressão.
Comprimento de Onda Uma especificação quantitativa de energia irradiante. Matematicamente, a velocidade da luz dividida pela freqüência.
Comprimento da Repetição O comprimento de impressão de um cilindro de chapa, determinado por uma revolução completa da engrenagem do cilindro.
Contato Linha de contato entre dois rolos.
Corantes Material corante solúvel em um veículo de tinta em oposição aos pigmentos, que não são solúveis e precisam ser dissolvidos.
Cópia de Linha (Original de Linha) Original formado de sólidos e linhas em contraste a meios-tons ou sombras compostos de uma série de pontos. Qualquer original apropriado para reprodução sem usar uma retícula de meios tons.
Compatível Refere-se à capacidade de misturar juntos soluções ou materiais de modo a produzir uma mistura homogênea, sem resultar em "rejeições" ou nebulosidade.
Contraste A gradação tonal entre os pontos de luz, meios-tons e sombras em um original ou em uma reprodução.
Convertedor Refere-se àquele fabricante que produz rolos impressos, folhas, sacos ou bolsas, etc. a partir de rolos impressos de filme, lâminas ou papel.
Corante A parte colorida da tinta que pode ser pigmento, tintura ou uma combinação de ambos.
Cópia Material, incluindo arte e texto, submetido para reprodução. O termo também é utilizado para fazer referência ao resultado impresso final.
Co-Solvente Um dos dois ou mais solventes em uma mescla que, juntos, dissolvem um sólido.
Cromalin® Provas de cor feitas fora da impressora utilizando os materiais DuPont Cromalin(r).
Cyan Uma das cores primárias subtrativas cujo matiz é utilizado para uma das tintas de policromia a 4 cores. Ela reflete ou transmite a luz azul e verde e absorve a luz vermelha.
SUBIR
D
Delaminação Separação parcial ou completa das camadas de um laminado.
Densiômetro Instrumento que mede a luz transmitida ou refletida. Um densiômetro de reflexão é utilizado como instrumento de controle para verificar a uniformidade e consistência das cores de impressão.
Densitometer Instrument that measures reflected or transmitted light. A reflection densitometer is used as a control instrument to check the uniformity and consistency of print colour.
Diâmetro do Cilindro Descoberto O diâmetro efetivo do cilindro antes que a fita de dupla face e a chapa sejam montadas.
Distorção Veja Redução do Filme.
Durômetro Medida de dureza de uma chapa, normalmente feita com um medidor de dureza Shore "A".
SUBIR
E
Elastomérico Flexível e resiliente.
Emulsão Um tipo de mescla na qual dois ou mais materiais imiscíveis (que não se misturam) são mantidos juntos em uma mescla homogênea por ação de um terceiro agente. O termo "agente emulsificante" é aplicado a qualquer material que seja adicionado para manter a emulsão. É diferente de uma solução, na qual um material é dissolvido em outro.
Equilíbrio de Cores Veja Equilíbrio de Cinzas.
Equilíbrio de Cinza A proporção entre as densidades das três tintas de policromia (amarelo, magenta e cyan) necessária para produzir um cinza neutro. A proporção real é diferente para cada valor de tonalidade específico. Predominantemente é uma função do matiz da tinta.
Equipamento de Montagem Dispositivo para posicionar as chapas no cilindro com precisão.
Equipamento para Provas Dispositivo para obter provas para registro e impressão, fora da impressora.
Escala de Cinzas Uma tira de valores padrão do tom cinza que variam do branco ao preto.
Estabilidade Dimensional Capacidade de manter o tamanho. Resistência à mudança dimensional resultante da atmosfera do ambiente ou outras condições.
Éster Um grupo de solventes produzidos pela reação de um ácido com um álcool, por exemplo, acetato de etilo, acetato isopropílico, solventes de "acetato".
Expor Submeter (um filme, chapa sensível, etc.) à ação de luzes.
Exposição do Avesso Exposição de luz UV pelo avesso da chapa que sensibiliza a chapa e fixa a base.
Exposição Principal Exposição da chapa a luz UV através de um negativo para formar a imagem de impressão.
SUBIR
F
Film Redução do Filme Compensação intencional da imagem em torno do cilindro para dar conta das características da impressão em chapas flexográficas.
Filtro UV Material transparente que absorve a luz de certos comprimentos de onda de modo a modificar a luz que atinge material sensibilizado.
Fita de Dupla Face Material com revestimento adesivo de dupla face utilizado para montar chapas de impressão no cilindro; pode ser dura ou acolchoada.
Flexografia Método de impressão rotativa direta, utilizando chapas de impressão flexíveis em relevo, colocadas em cilindros de comprimentos de repetição variáveis, nos quais a tinta é aplicada por um rolo de metal gravado e com o excesso removido por lâminas raspadoras, transportando tintas líquidas ou em pasta para virtualmente qualquer substrato.
Folha de Dados de Segurança do Material Veja MSDS
Fonte Um recipiente ou depósito em uma impressora flexográfica onde gira o rolo dosador. Às vezes é aplicado livremente para referir-se a toda a estação de impressão.
Fonte de Tinta O recipiente ou depósito de tinta em uma impressora flexo que armazena e fornece tinta aos tolos de tintagem.
Fora de Contato Uma bolha/bolsa entre o filme e chapa durante a exposição. Isto resulta em uma imagem pouco precisa e/ou perda de detalhes de imagem. Vácuo ou nível matte insuficiente do filme podem contribuir para este defeito.
Fotopolímeros Nome genérico de uma mistura de materiais que pode mudar de propriedades físicas (geralmente endurecer) mediante a exposição a luz ultravioleta ou luz visível.
Fundo Estancado Resíduos sólidos ou barrosos na unidade de recuperação de solução depois do processo de recuperação. A maior parte deste barro é composta de material de chapa não polimerizado originado no processo de lavagem (processamento) e incluem também uma quantidade mínima de solução.
SUBIR
G
Ganho de Ponto Aumento no tamanho de um ponto ao passar do filme à folha impressa. Todos os processos de impressão têm um ganho de ponto que é composto por duas partes, ganho de ponto físico e ganho de ponto óptico, devido à física da absorção e reflexão da luz. Isto provoca tons mais escuros ou cores mais fortes.
Gear Streaks Traços de Engrenagem - Traços paralelos que aparecem através da folha impressa no mesmo intervalo que os dentes da engrenagem no cilindro.
Gravação com Vazios Um meio-tom no qual os pontos de luz extremos não são reproduzidos.
Gravidade Específica A proporção entre o peso de um corpo com o peso de um volume igual de água à mesma temperatura especificada.
Gravura Um termo geral normalmente aplicado a qualquer padrão que tenha sido cortado ou esculpido em uma superfície, manualmente, mecanicamente ou por processos químicos.
SUBIR
H
Halo Um contorno indesejado em torno da imagem impressa. Um efeito borrado que normalmente ocorre em áreas de luz.
Hidrocarbonetos Alifáticos Solventes obtidos a partir do fracionamento de petróleo cru. Por exemplo, espíritos têxteis, Nafta VMP, gasolina e querosene. É freqüentemente utilizado como parte da mescla de solventes em tintas flexo de tipo "co-solvente" e "poliamida"; com rolos e chapas do tipo Buna-N; tendem a inchar borracha natural e de butilo.
Hidrômetro Instrumento para a medição da gravidade específica de um líquido.
SUBIR
I
Impressão A pressão do tipo, chapa ou blanqueta à medida que entra em contato com o substrato. A imagem transferida da chapa de impressão ao substrato. O ajuste necessário para atingir o efeito citado acima.
Impressão de Policromia Impressão a partir de uma série de duas ou mais chapas de meio-tom para produzir cores intermediárias e sombras.
Impressão de Retícula Em flexo, refere-se a qualquer trabalho de impressão de tom (meio-tom).
Impressão Flexográfica Método de impressão rotativa direta utilizando chapas de impressão resistentes com a imagem em relevo, as quais podem ser fixadas em cilindros com vários comprimentos de repetição, a tinta é aplicada por um rolo dosador do qual o excesso de tinta é removido por lâminas raspadoras, capaz de transportar tintas fluidas ou em pasta a virtualmente qualquer substrato.
Impressão Reversa Impressão no lado de baixo de um filme transparente.
Inchamento Expansão gradual na espessura da chapa a partir de sua espessura original devido à absorção de solventes.
Insolúvel Que não pode ser dissolvido em um líquido.
Intensidade da Luz A quantidade de energia luminosa transmitida.
Ionizadores Ferramenta eliminada para eliminar a estática. Neutraliza cargas estáticas utilizando ar ionizado soprado sobre a superfície carregada. A carga estática é responsável pela atração de elementos contaminantes (pó, sujeira).
SUBIR
L
Lavagem Veja Processamento.
Luz de Segurança Luz que passa através de um filtro para eliminar os raios que são danosos para um material sensível (filme, chapas, etc.).
Luzes Ultravioleta (UV) Geralmente são os tubos fluorescentes que emitem luz ultravioleta em vez da luz fluorescente ou incandescente normal.
Lâmina de Revestimento Camada de material transparente que é fixado com fita adesiva, laminado ou utilizado para cobrir e proteger uma superfície contra danos, pó, sujeira, etc.
Lâmina Raspadora Uma lâmina fina e flexível montada paralelamente e de maneira ajustável a um rolo de anilox gravado, com o objetivo de remover o excesso de tinta.
Lâmpadas de Alta Intensidade Lâmpadas de exposição que emitem uma intensidade de energia luminosa maior que as lâmpadas comuns. O uso dessas lâmpadas reduz os tempos de exposição na confecção de clichês.
Latitude O âmbito de exposição dentro do qual um filme ou chapa produzirá uma imagem negativa ou positiva de qualidade satisfatória.
LPI Linhas por polegada. Veja Escala de Retícula
SUBIR
M
Magenta Uma das cores subtrativas primárias cujo matiz é utilizado para uma das tintas de policromia a 4 cores. Reflete ou transmite luz azul e vermelha e absorve luz verde.
Mandril Um eixo sobre o qual são montados ou fixados os cilindros ou outros dispositivos.
Marcas de Corte Marcas feitas nas bordas externas de um original para determinar a área a ser impressa.
Máscara Material opaco utilizado para proteger áreas abertas ou selecionadas de uma chapa de impressão durante a exposição.
Mascaramento Exposição diferencial da imagem da chapa para equilibrar um original fino com reversos críticos ou imagens coloridas em policromia; a necessidade de mascaramento é determinada pela latitude de exposição da chapa.
Matiz Característica que faz com que uma cor seja diferenciada de outra. O comprimento de onda predominante refletido por um material colorido que determina sua posição na escala espectral ou cromática (por exemplo, vermelho, azul, amarelo). É o principal atributo da cor, do qual existem várias nuanças e tonalidades.
Matte (Dull) Acabamento Matte (Fosco) Um acabamento com pouco brilho. Considerando-se cartolina revestida para caixas, um acabamento com um teste de brilho inferior a 55%.
Meio-Tom A reprodução de um original de tom contínuo por intermédio de uma retícula de contato. A imagem fotográfica formada por um padrão de tamanhos de ponto discretos. Os pontos variam em área e forma, mas têm uma densidade uniforme. Cria a ilusão de tom contínuo quanto visto à distância.
Micrômetro Um instrumento para a medição de dimensões diminutas.
Moiré Um padrão de interferência causado pela sobreposição fora de registro de dois ou mais padrões regulares como pontos ou linhas. Em impressão flexográfica, pode ser causado por uma relação incorreta entre a retícula do anilox e a da chapa de semitons. Ângulos da retícula são selecionados para minimizar este padrão.
Monômero Uma combinação química de moléculas que correspondem às unidades individuais de um polímero. Pode ser agrupado (polimerizado) resultando em polímeros.
Montagem Processo de fixar chapas em um cilindro ou base na posição adequada para registrar cor a cor, além da embalagem ou saco a ser impresso.
Mosqueado Aparência nebulosa, manchada de maneira indistinta ou desigual da impressão (como em uma distribuição da tinta), geralmente em áreas sólidas. Pode ser atribuído a várias causas.
MSDS Folha de Dados de Segurança do Material. Nos Estados Unidos, a OSHA estabeleceu diretrizes para os dados descritivos que devem ser apresentados resumidamente em uma folha de dados para servir como base para programas de comunicação de riscos. O objetivo da lei é fazer com que aqueles que produzem, distribuem e utilizam materiais perigosos sejam responsável pela comunicação efetiva.
Mylar® Um poliéster polimérico transparente e duro. É produzido na forma de um filme transparente.
SUBIR
N
Naftas Solventes de hidrocarbonetos alifáticos derivados do petróleo, como o hexano, Nafta V M & P, etc. Caracterizados por valores K.B. baixos. Produzirá inchamento na borracha natural ou na borracha de butilo e produzirá um ligeiro efeito sobre Buna-N ou Neoprene.
Nanômetro Unidade na qual se expressam os comprimentos de onda da luz. Um nanômetro corresponde a um bilhonésimo de metro.
Negativo Uma imagem fotográfica dos originais em filme que representa o inverso da cópia original. As áreas escuras aparecerão claras e vice-versa.
Neutro Ausência de atividade ácida ou alcalina em um material. A presença de uma concentração igual de hidrogênio e íons de hidroxilas. Os materiais neutros têm um pH 7.
SUBIR
O
Ombro Uma área inclinada adjacente ou ao longo da borda de uma parte maior, mais proeminente ou mais importante, como o meio tom ou imagens de linha na superfície da chapa.
Opaco, opacar Não permite a passarem dos raios luminosos. Uma pintura que apresente qualidades obstrutivas à luz utilizada para bloquear áreas em um negativo fotográfico que não se deseja na chapa. Aplicar materiais opacos.
Original O projeto original, incluindo desenhos e texto, produzido pelo artista. Todos os elementos do projeto a partir dos quais é feito o original em preto e branco e as chapas de impressão; também refere-se a todos os originais em preto e branco.
Ozônio Uma forma de oxigênio gerada por motores elétricos e unidades de descarga corona que ataca ligações duplas nas chapas de fotopolímero. Isto causa a rachadura das chapas e reduz a vida da chapa.
SUBIR
P
Pautação da Retícula O número de linhas ou pontos por polegada em uma retícula de meio-tom.
Pigmento Material insolúvel, fino, sólido e em partículas utilizado para dar cor, transparência ou opacidade a tintas, pinturas e plásticos.
Policromia Impressão de cores em meio-tom criada pelo processo de separação de cores, no qual um original é dividido nas cores primárias - amarelo, cyan. magenta mais preto - para produzir meios-tons individuais e estes são recombinados na impressoras para produzir toda a gama de cores do original.
Policromia a Quatro Cores Impressão com tintas das cores amarelo, magenta e cyan mais preto, utilizando retículas para criar todas as outras cores.
Polímero Reação composta na qual as moléculas de um monômero são unidas, formando moléculas grandes, cujo peso é um múltiplo daquele da substância original.
Ponto O elemento individual de um meio tom.
Ponto de Luz A parte mais clara ou mais branca de uma imagem. Representado em uma reprodução em meios-tons pelos pontos menores ou pela ausência de pontos.
Pós-Exposição Exposição a luz UV de uma chapa seca e submetida ao acabamento para completar a polimerização e obter uma durabilidade máxima.
Preenchimento Geralmente utilizado para se referir às partes abertas de tipos pequenos e meios-tons que foram preenchidos devido à exposição excessiva (o mais comum).
Protuberância Transferência de uma tinta inadequadamente seca ou não completamente seca da face do impresso para a parte traseira do substrato que esteja sobre ele no rolo ou pilha. A transferência acidental de tinta do rolo intermediário ou outros rolos em uma impressora para a chapa.
Prova de Cor Uma imagem impressa ou simulada de cada cor de policromia (cyan, magenta, amarelo e preto) utilizando tintas, toners ou corantes de modo a oferecer uma impressão simulada da reprodução impressa final.
Processamento O material de fotopolímero não polimerizado é removido para produzir uma chapa de impressão em relevo. Uma solução de lavagem e uma ação de escovação removem o fotopolímero não polimerizado que se dissolve na solução de lavagem.
Prova Um protótipo do trabalho impresso feito a partir da chapa, filme ou dados eletrônicos. Utilizada para controle de qualidade interno e/ou para inspeção e aprovação do cliente.
SUBIR
R
Rebaixamento Gravuras nas quais áreas com paredes laterais foram escavadas sob a superfície de impressão. A diferença entre o raio dos eixos do cilindro e o corpo do cilindro, para aceitar a espessura da chapa e da fita de montagem.
Registro Em impressão, o ajuste de duas ou mais imagens (geralmente cores separadas) uma sobre a outra em alinhamento exato.
Registro por Pinos Uso de orifícios precisamente posicionado e pinos especiais em originais, filme, chapas e impressoras para obter um registro apropriado ou para ajuste de cores.
Relevo Profundidade da imagem na chapa; a diferença entre a espessura total da chapa e a espessura da base.
Repetidora Mecânica Equipamento para posicionamento e exposição de várias imagens completas em filme no processo de confecção de clichês.
Reprodução de Tons A densidade relativa de cada tom reproduzido em comparação com o densidade original correspondente.
Resinas Substâncias orgânicas complexas, naturais ou sintéticas, sem ponto de fusão definido que em uma solução de solvente formam a parte adesiva da tinta flexográfica.
Resolução A quantificação de qualidade do impresso utilizando o número de pontos por polegada.
Rolo Anilox Rolo medidor, de aço gravado mecanicamente ou a laser, e cromado utilizado nas impressoras flexo para transportar uma quantidade controlada de filme ou tinta do rolo da fonte revestido de elastômero que está em contato às chapas que imprimem o substrato. O volume de tinta é afetado pela quantidade de células por polegada linear e pela dimensão das células e parede das células da gravação. São fabricados à base de cobre e aço cromado. Também com um revestimento de óxido de alumínio (cerâmico) ou cobre e cromo.
Rolo de Transferência Rolo plano que gira em contato com outro rolo plano transferido quantidades variáveis de tinta em um sistema de tintagem.
Rolo Dosador Rolo que toma a tinta ou material de revestimento da fonte e o aplica ao rolo de transferência.
SUBIR
S
Saturação O grau extremo de concentração para além do qual um soluto não pode mais ser dissolvido em um solvente ou, de modo similar, no qual uma substância não pode ser absorvida em outro meio.
Secagem Durante o processamento, a chapa absorve solvente que deve ser removido por intermédio da secagem, realizada em um forno à temperatura de 60(C (140(F).
Selador de Bordas Um agente selador colocado nas bordas dianteira e final da chapa para prendê-la ao cilindro para operações de impressão.
Separações Um conjunto de três ou quatro tons contínuos ou filmes fotográficos em meio-tom produzidos fotograficamente ou eletronicamente a partir de um original. Cada filme representa uma das cores da impressora separada e é utilizado para confeccionar chapas para impressão de policromia.
Separação de Cores Filmes intermediários feitos a partir dos originais coloridos para determinar e reproduzir a quantidade proporcional de cyan, magenta, amarelo e preto no original. Esses filmes são utilizados para produzir chapas de impressão para cada cor.
Sistema Anilox Sistema de tintagem geralmente empregado em impressoras flexográficas que consiste de um rolo de tinta revestido de elastômero que transporta a tinta desde o recipiente de tinta, ajustável contra um rolo dosador gravado com o qual está em contato, os dois formam uma unidade ajustável ao rolo da chapa de impressão, rolo de desenho de elastômero ou rolo com revestimento de elastômero simples, de acordo com o caso. A tinta entra nas células gravadas do rolo dosador, o excesso é removido pela ação do rolo da fonte ou uma lâmina raspadora e a tinta que permanece sob a superfície do rolo dosador é transferida às chapas de impressão.
Sobreposição de Cor A ligeira extensão de uma cor sobre outra.
Solvente O meio utilizado para dissolver uma substância.
Sombras Área mais escura de uma reprodução. Representadas em um meio tom pelos pontos maiores.
Solvente Orgânico Meio utilizado para dissolver uma substância que contém compostos que contêm carbono.
Substrato Um material base em cuja superfície uma substância pode ser depositada por um processo de impressão, revestimento, etc.
Superposição de Cor Uma cobertura transparente, geralmente acetato, em um desenho em preto e branco no qual cada cor adicional é indicada como guia para reprodução. Termo às vezes utilizado no ambiente de impressão para se referir ao número de cores superpostas.
Suporte de Poliéster Parte de apoio na estrutura de uma chapa que proporciona a força mecânica e a estabilidade dimensional da chapa. Uma camada de fotopolímero é apoiada sobre esse suporte.
SUBIR
T
Taxa Zahn Um dispositivo para medir viscosidade.
Tamanhos de Retícula Determinado pelo número de pontos de meio-tom em uma polegada linear de pautação perpendicular ou horizontal.
Temperatura Ambiente Termo utilizado para indicar a temperatura do ar circundante.
Tinta Flexográfica Tintas de tipo fluido ou em pasta de secagem rápida utilizadas na impressão flexográfica.
Tintas de Policromia Um conjunto de tintas transparentes para reprodução de ilustrações pelo processo de separação de cores de meios-tons. As cores são amarelo, magenta, cyan com ou sem preto.
TIR Rotação Total Indicada, refere-se à prática de medir cilindros de impressão, eixos, rolos anilox, etc. utilizando um indicador de dial para identificar qualquer variação. Mede a variação em torno da superfície do cilindro em determinados lugares. As leituras são normalmente feitas à direita, esquerda e centro do cilindro, utilizando um indicador de dial montado em uma base de metal sob o cilindro. (As leituras aceitáveis são <0,0005" para impressão de alta qualidade).
Tiras de Mascaramento Uma superfície de material opaco, matte ou com canalização de ar para permitir a saída do ar. Ajuda na aplicação de vácuo.
Tiras de Vazamento Veja Tiras de Máscara.
Tom Contínuo Imagem fotográfica que não foi varrida e contém tons graduados do preto ao branco.
SUBIR
V
Valor de pH O grau de acidez ou alcalinidade medido em uma escala de 0a 7 é ácido; de 7 a 14 é alcalino e 7 é neutro. Existem vários instrumentos para medir o valor de pH.
Veículo Componente líquido de uma tinta de impressão que funciona como portador do pigmento.
Vida em Armazenamento O período que um recipiente ou material em recipiente continuará estando em condições aceitáveis de uso sob as condições de armazenagem especificadas.
Viscômetro Instrumento utilizado para medir a viscosidade de uma tinta, verniz ou outra solução.
Viscosidade Termo amplo que inclui as propriedades de capacidade adesiva e vazão.
 
 

 

 

Ecosytem Etiquetas e Rótulos Ltda. (71) 3173-7111 - sac@ecosystem-net.com.br